O professor e o avanço da tecnologia

Vivemos em um mundo em constante mudança, dentro de uma sociedade contraditória, pois ao mesmo tempo em que ela se moderniza se torna mais excludente em relação a alguns agrupamentos sociais, inclusive nas escolas.
Praticamente em todas as escolas do país encontramos algum tipo de mídia disponível pra trabalharmos com nossos alunos, o que às vezes falta são profissionais dispostos a utilizá-las, pelas mais diversas razões, mas a mais importante em minha opinião seria a capacitação constante. De que adianta as escolas receberem por exemplo laboratórios de informática se os professores muitas vezes não sabem ainda utilizar essa importante ferramenta pedagógica.
Os nossos alunos chegam às salas de aulas na maioria das vezes repleto que informações que recebem através dessas novas mídias disponíveis e chegam a nos surpreender com conhecimentos que não dominamos.
Precisamos utilizar essa curiosidade natural deles, somada à facilidade que possuem para adquirir novos conhecimentos para torná-los nossos parceiros nessa empreitada em busca da integração das tecnologias em nosso processo de ensino-aprendizagem.
Impossível hoje negar a importância da Internet em todos os momentos da vida de nossos alunos. O orkut, o MSN, os blogs, fazem parte de seu dia a dia e rapidamente eles têm acesso a um mundo de novas informações e o professor precisa incorporar no seu trabalho diário caso contrário ficará cada vez mais distante de seus alunos.
Precisamos saber utilizar esses recursos, precisamos nos capacitar e buscar a mudança da escola nesse mundo globalizado.
Apesar de muitas escolas ainda não estarem com seus laboratórios em pleno funcionamento e de muitos alunos e professores também não terem um computador para uso pessoal, as lan houses se espalharam pelo país permitindo a tão sonhada inclusão digital.
Precisamos ter a coragem dos nossos alunos e invadir esse mundo digital buscando trazer essa realidade para nossas salas de aulas, precisamos estar antenados e utilizando os recursos de forma equilibrada, sabendo explorar os pontos positivos e negativos dessas tecnologias.
O grande desafio que temos pela frente talvez esteja em superarmos as nossas próprias barreiras em busca do conhecimento, se não experimentarmos, como aprenderemos para ensinar aos nossos alunos?
Nós professores temos a obrigação de buscar a informação via Internet e participar mais da vida de nossos alunos através dos canais de comunicação por ele utilizados.
Tenho página no orkut que acesso diariamente e uso para comunicação direta com meus alunos, utilizo o MSN e tenho entre os meus contatos diversos alunos que me auxiliam muitas vezes na solução de problemas relativos à escola, tenho um blog que foi criado como atividade para um curso de informática educativa e tem me servido muito para divulgar as atividades de um programa que estou coordenando na escola.
(Sandra M. de Vasconcellos, trabalho realizado em novembro de 2008, no Curso de Mídias na Educação, UFRJ e e-Proinfo)