Texto completo da Atividade Educacional

Nome: SANDRA MENEZES DE VASCONCELLOS
Semana: QUARTA SEMANA
Título da tarefa: DESCRIÇÃO DE SUA ATIVIDADE EDUCACIONAL
1- Identificação
• Nome do cursista: SANDRA MENEZES DE VASCONCELLOS
• Nome da escola: CIEP BRIZOLÃO 435 – HÉLIO PELLEGRINO
• Turma envolvida: Sexto ano do Ensino Fundamental Faixa etária: 11 A 14 ANOS Nº alunos: 23
2 - Tema: Lendo... criando e recriando a partir de leituras
3-Justificativa: A necessidade de estimular a leitura para melhor aprendizagem dos alunos que chegam ao sexto ano de escolaridade com muitas deficiências de séries anteriores. Com a melhoria da leitura os alunos poderão melhor desenvolver a aprendizagem nas demais disciplinas. Necessidade de oferecer recursos para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos, estimulando a vontade de estudar por parte destes que chegam ao sexto com grandes dificuldades de conteúdo, auxiliá-los na superação das dificuldades encontradas no conteúdo curricular e no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias aos alunos de acordo com a faixa etária, tornando as aulas mais agradáveis e motivadoras. Propiciar melhores condições de aprendizagem buscando a superação das dificuldades dos alunos, possibilitando a apropriação do conhecimento de forma que estes deixem de considerar a aprendizagem como uma “coisa chata”.
4 - Objetivos:
Geral: Levar o aluno a se expressar e escrever corretamente textos na língua portuguesa, identificar erros de ortografia e fazer as devidas correções, selecionar temas relevantes para promoção de debates em sala de aula.
Específicos:
• Estimular os alunos a fazerem leitura de variados gêneros textuais (jornais, revistas, livros didáticos e paradidáticos) a fim de estimular o debate que leve a produção de outros materiais sobre os assuntos discutidos.
• Incentivar o acesso a internet a fim de conhecer outras formas de escrita e comunicação.
• Levar o aluno a se expressar e escrever corretamente textos na língua portuguesa, identificar erros de ortografia e fazer as devidas correções, selecionar temas relevantes para promoção de debates em sala de aula.
5 - Abordagem Pedagógica - O trabalho proposto é interdisciplinar tendo em vista a necessidade de tornar a sala de aula mais agradável aos alunos promovendo maior participação nas atividades e o fortalecimento de valores tais como a solidariedade, o companheirismo, o apreço ao saber escolarizado e a recuperação da auto-estima dos alunos. O estímulo à criatividade e à autoria são bases fundamentais para conseguirmos uma maior participação dos alunos nas tarefas propostas, com a sala de aula sendo reconhecida pelos estudantes com “lugar de empolgação para apropriação dos saberes e aprendizado”, contribuindo para que sua curiosidade estimule o desenvolvimento do seu espírito crítico.
6 – Planejamento /Desenvolvimento: Semanalmente os alunos serão estimulados durante a aula de Projeto Definido (Produção de Textos) a fazer leitura de textos de variados gêneros textuais (jornais, revistas, livros didáticos e para-didáticos) a fim de estimular o debate que leve a produção de outros materiais sobre os assuntos discutidos.
Ao final da aula o professor deverá deixar uma questão para ser avaliada pelos alunos individualmente como tarefa de casa e deixar sua resposta no fórum proposto na comunidade criada no Orkut para essa finalidade. Como não temos acesso a internet na escola para os alunos, essa tarefa será desenvolvida em casa.
Quinzenalmente será proposta aos alunos uma atividade de criação de textos a partir de temas de importância tratados na mídia (jornais, revistas, televisão, internet). Os textos produzidos serão publicados no blog criado para essa atividade.
7 - Mídias a serem utilizadas: : livros, revistas, vídeos, internet, projetor multimídia, máquina fotográfica, computador, impressora, televisão.
8 - Cronograma:
Maio - incentivo à leitura e ao debate (atividades semanais).
Junho – exposição no mural da escola dos textos produzidos pelos alunos.
Agosto – finalização das atividades semanais na sala e publicação final do blog.
Setembro – exposição dos trabalhos produzidos ao longo dos meses anteriores para toda a comunidade escolar.
9 - Forma de socialização das produções: O material produzido pelos alunos será disponibilizado para os demais membros da comunidade escolar através de um blog criado para divulgação do projeto, apresentações multimídia, murais na escola e com a confecção de um jornal.
10 - Critérios de Avaliação: Os alunos serão avaliados a partir da produção do material a ser entregue aos professores (textos e desenhos), sendo que essas avaliações serão parte do sistema de avaliação adotado pela escola (bimestral).

11 - Referência Bibliográfica /Webgrafia:
Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Fundamental – MEC/SEF, Brasília, 1998.
http://www.portaldalinguaportuguesa.org
http://www.soportugues.com.br
http://www.projetosdeleitura.com.br
http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br
http://www.conexaoaluno.rj.gv.br
http://portaldoprofessor.mec.gov.br