domingo, 6 de novembro de 2011

Resumo da palestra do professor Carlos Nepucemo no Conecta 2011

Sociedade 2.0 – onde estamos e para onde vamos?

Carlos Nepomuceno

Estamos vivenciando no mundo uma “macro mudança civilizacional” graças a tecnologia cognitiva que permite a expansão do nosso cérebro.

Podemos comparar a chegada da web 2.0 ao aparecimento da imprensa devido a liberação do acesso à informação que deixa de ficar nas mãos um grupo de pessoas. Hoje vivemos um tempo de transparência na sociedade graças a rede aberta de informação a que temos acesso.

No mundo de hoje o que vemos nos permite até mesmo dizer que professor e alunos se encontram em planetas diferentes.

Nossa escola ainda está no século XIX, somos professores do século XX e nossos alunos são do século XXI.

A escola precisa criara redes sociais internas e saber utilizar as externas, preparando os alunos para viver como apicultores e não como ordenhadores de vaca.

A verdade é líquida, vivemos no mundo das versões, por isso o professor deve ajudar o aluno a aprender de forma colaborativa.

A característica básica do ser humano e ser conservador por uma questão de sobrevivência, por isso colocar apenas o computador na sala de aula não significa modernidade, precisamos modernizar o ambiente escolar para que o aluno possa aprender a aprender. Precisamos mudar a mentalidade para depois mudarmos a prática.

Os educadores não estão participando da discussão sobre as mudanças necessárias nesse momento. As decisões estão sendo tomadas pelo pessoal da tecnologia, que vem implantando as mudanças.

Blog do Professor - www.nepo.com.br

Sugestão de leitura indicada – O lado oculto das mudanças (possível de ser encontrada em Estante Virtual)

Nenhum comentário: